sobre Heloísa Nora
e seus gatos

A artista e suas gatinhas

Heloísa Nora é dona de três gatinhas, Pandora, Polenta e Paçoca. Todas foram resgatadas na cidade que ela nasceu: Caçador (interior de Santa Catarina, no Brasil).

Atualmente, Heloísa vive em Curitiba, onde cursa Mestrado em direito e cyber segurança. Ela desenha gatos e sua impressionante “liquidez” desde 2016.

Para mais conteúdo, é só seguir @poorlycatdraw no Instagram e Twitter. Para informações sobre comissões também – segundo o site, as commissions irão abrir entre julho ou agosto 2024.

Heloísa doa uma quantia do valor das commissions para ajudar gatos a serem tratados e alimentados.

Pandora

Nora e sua mãe resgataram a Pandora quando ela era bem pequena, ela estava dentro de um celeiro e Heloísa conseguiu convencer sua mãe a ficar com ela como um presente de aniversário de 15 anos. Pandora era muito pequena e cheia de pulgas – mesmo assim, adotar sua primeira gata foi “um sonho se tornando realidade”, em suas próprias palavras.

Agora, diz Nora, “ela é a velhinha mais mal-humorada”. “Ela está sempre no mesmo lugar no sofá e mia incrédula se alguém se senta lá”, acrescenta ela. “Ela tem cerca de oito ou nove anos agora. Eu a amo com todo meu coração!"

O nome da Pandora veio dos livros de Percy Jackson que ela estava lendo na época.

Pandora

Polenta

Polenta

Polenta, a irmã menor da Pandora, foi encontrada dentro de um pneu pelo pai da Heloísa.


O pneu encontrado tinha outros gatos, e todos foram adotados, menos a Polenta – que era a menor de todas, com os pelos desarrumados e os olhos maiores que a cabeça. Foi amor à primeira vista. Como ninguém quis ela, a família da Heloísa decidiu ficar com a gatinha.


Polenta sempre adorou comer brócolis. Ela era um verdadeiro “gato papagaio”, e adorava ficar no ombro da sua humana. O nome dela veio da comida e surgiu depois que Heloísa percebeu que os olhos da gata eram bem amarelos. E como Nora cresceu comendo polenta (a família do pai dela é italiana), ficou decidido que esse era o nome perfeito para ela.


Após alguns anos, Polenta adoeceu de repente e acabou partindo. “Ela era a gata mais amável de todas”, disse Heloísa. “Ela nos deixou ano passado [2022], com apenas 2 anos, meu anjinho. Chorei por semanas, e ainda dói pensar dela. Vou sentir saudades dela para sempre”.

Paçoca

A nova adição na família é a Paçoca, Heloísa a descreve como “a nova irmã da Pandora e Polenta”. “Encontramos ela no dia 21 de abril de 2023, ela tem o rosto bem redondo e olhos bem azuis. Ela adora brincar e dormir junto com a gente!”. Paçoca (para aqueles que não conhecem) é um doce brasileiro feito com amendoim.

Trabalho voluntário e comissões com um propósito

Heloísa é voluntária no time de comunicação da ONG Crazy Cat Gang (CCG). O trabalho dela é selecionar as fotos enviadas pelos lares temporários para compartilhar nas redes sociais da ONG. Ela também auxilia com a promoção de eventos em Curitiba.

A Crazy Cat Gang é uma ONG de Curitiba organizada por mulheres que faz muito mais que apenas resgatar gatos – há todo um trabalho para reeducar a comunidade sobre o abandono de animais, adoção consciente e cuidados no bem-estar da comunidade felina.

Ela se envolveu com a CCG em 2017, “quando estava morando em Curitiba com meu namorado, sentia muita falta de ter um gato – foi aí que decidi começar a ajudar com o lar temporário”. O primeiro gato que ela fez lar temporário se chamava Fanta.

Depois de começar a oferecer comissões pagas no Poorly Drawn Cats, ela começou a doar uma porcentagem para a ONG..

Tatuagens e ‘Gatuagens’

Hoje em dia, Heloísa está colocando tinta na pele assim como faz no papel. Heloísa sempre adorou tatuagens e tem várias, além de sempre ter sonhado em se tornar uma tatuadora. Em 2022, comprou uma máquina de tatuagem e começou a treinar sozinha. Recentemente, ela conseguiu entrar em um estúdio de tatuagem com um mentor que já havia tatuado um de seus desenhos em uma amiga (o que foi uma surpresa bem agradável).

Quando questionada sobre o porquê de sua generosidade com sua arte – e o motivo de ser tão aberta quando pessoas pedem para tatuar seus desenhos, ela diz: “adoro ver meus desenhos ao redor do mundo. Acredito que esse é o motivo que não me importo em ver as pessoas usando meus desenhos”.

Fãs nos Estados Unidos

Heloísa leva a sério seu amor por gatos e todos aqueles que compartilham esse sentimento. Você provavelmente irá ver gatos e organizações que são dos Estados Unidos sendo compartilhados por ela em suas redes sociais. Quando questionada sobre como essas conexões foram feitas, sua resposta foi tão simples que sugere apenas humildade. Ela simplesmente ama tanto os gatos da internet quanto as pessoas amam seus desenhos.

Ela se conectou com a organização sem fins lucrativos Homeward Bound Pet Adoption Center de Nova Jersey por meio de um gato resgatado por eles chamado Mr. Fishtopher. Heloísa acompanhou a história do felino desde o primeiro post sobre ele, e compartilhou a alegria quando ele finalmente foi adotado. Procurou os humanos do gato e pediu permissão para desenhá-lo (eles concordaram e adoraram a arte, segundo ela). Antes da adoção, Mr. Fishtopher tinha o rosto bem rechonchudo – típico de gatos machos não castrados, e uma feição ‘triste e deprimida’, isso mudou após a adoção. Agora o gato está saudável e feliz em sua nova casa. A organização entrou em contato com a Heloísa porque queriam usar os desenhos feitos pela artista para criar produtos e vendê-los, arrecadando fundos para eles.

Assim como Mr. Fishtopher, ela adora outros gatos da internet, como o Raymond e a Khaleesi. Ela seguia ambos no Tik Tok e entrou em contato com os humanos deles, resultando em desenhos sensacionais.

Raymond é um gato frajola que ficou famoso por suas olheiras em um vídeo.

Sua última colaboração com a We Care Animal Rescue, em Napa Valley, Califórnia, está em desenvolvimento. Mostrando como seu trabalho está se espalhando pelos EUA. Os produtos criados em parceria com o abrigo terão o mesmo fim – arrecadar fundos para ajudar gatos.

Fica claro que a internet e as redes sociais são superimportantes na sua arte, mas o que talvez seja mais surpreendente é a natureza interativa da criação de seu trabalho. Heloísa cria e participa de uma comunidade incrível de amantes de gatos, abrigos e organizações, por meio de sua arte e gentileza expressada em suas conversas.

Com seu apoio, iremos oferecer mais produtos feitos pela Heloísa e outros artistas na loja do museu após nosso lançamento! Até lá, dê uma olhada em sua Loja do Threadless.